Seja Bem Vindo!

Você já pensou em tudo que fez hoje? Levantou cedo, foi ao trabalho, utilizou o transporte público, passou no supermercado e voltou para casa. Quantos idosos cruzaram o seu caminho? Não sabe responder? Talvez seja porque você ainda não tenha reparado, mas eles estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A tendência é que o número de vovôs e vovós só aumente. Segundo o IBGE, em 20 anos o Brasil terá mais de 30 milhões de idosos.

A possibilidade de que você pode ser, se não um idoso que necessite de cuidados, um cuidador que irá zelar pelo bem estar de alguém já passou pela sua cabeça?

Seja qual for a resposta, damos boas vindas ao blog Cuidadores de Idosos! Espaço para reflexão do tema e compartilhamento de ideias e experiências.

Cuidadores, familiares, profissionais da saúde, idosos... Estão todos convidados a darem sua contribuição. Entrem e colaborem com informações, histórias, pensamentos! Desde já agradecemos sua participação!

Equipe do Blog Cuidadores de Idosos - Aline Braz, Bianca Daga, Camilla Valadão, Nathalia Nonato, Nayara Fernandes e Suellen Mota.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

4º Dia do Cuidador é comemorado em São Paulo




Em 5 de abril de 2007, o projeto de lei Nº 736/05 do vereador Ushitaro Kamia – DEM se transformou na lei Nº 14.336 que instituiu o Dia do Cuidador Voluntário no âmbito do município de São Paulo, comemorado anualmente no dia 26 de agosto.

O 4º Dia do Cuidador foi celebrado, este ano, no último dia 28 no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O evento teve início às 9 horas e foi aberto com um café da manhã oferecido aos participantes.

O vereador Ushitaro Kamia abriu o ciclo de palestras homenageando os cuidadores. “O cuidador é o anjo da guarda daqueles que necessitam de acompanhamento nas atividades diárias”, disse o político do Democratas.


O vereador Ushitaro Kamia abre o ciclo de palestras

O diretor da Associação Brasileira de Gerontologia, Henrique Salmazo da Silva expôs o tema “Gerontologia, Novas perspectivas do envelhecimento, Doenças raras e Carreira” dando espaço aos presentes para manifestarem opiniões e dúvidas.


O diretor da ABG, Henrique Salmazo

Em seguida, Maria Helena Silveira do curso de gerontologia da USP falou sobre “Cuidados Paliativos” e o papel do cuidador nessa especificidade. “Precisamos cuidar de nós para podermos cuidar. Se hoje eu estou cuidando, amanhã pode ser que eu esteja sendo cuidada”, falou a palestrante.


Maria Helena Silveira do curso de gerontologia da USP

“A importância do riso na qualidade de vida” foi a 3ª palestra do evento, ministrada pela mestre em gerontologia pela Universidade Católica de Brasília Heliana Guedes. A gerontóloga enfatizou o bom envelhecimento e a qualidade de vida do cuidador por meio de dinâmicas com o público.

“O agricultor lança a semente na terra. O cuidador lança a semente no coração das pessoas. É um trabalho feito de coração porque ele doa seu carinho, amor, escuta”, afirmou Guedes.


A mestre em gerontologia pela UCB Heliana Guedes



A psicóloga e vice-presidente da Associação Brasil Parkinson Clara Nakagawa encerrou o ciclo com a palestra “Superando crises: A capacidade humana de transformar a dor moral em ação social”. Destacou a importância do autocuidado e do próprio trabalho do cuidador. “Vocês não poderão viver mais no anonimato”, finalizou Nakagawa.

A psicóloga e vice-presidente da ABP Clara Nakagawa




Nenhum comentário:

Postar um comentário